quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sobre o blog:

             Este blog foi desenvolvido com o objetivo de abrigar produções escritas, algumas pesquisas e atividades bem como textos poéticos, dos alunos da escola Dom João da Mata Amaral, participantes do plano" Palavreando: A poesia para a fruição da leitura e da escrita", que se dispuserem a escrever e a participar das atividades no dia dos encontros. 

              Nosso alvo é o 2° Ensono médio, mas aceitamos outros alunos do mesmo público (Ensino Médio), que tenham a intenção de participar das oficinas de fruição poética e literária.

              Este plano é objetivado a proporcionar um espaço no cotidiano escolar onde a leitura e a escrita sejam apresentadas de forma dinâmica e prazerosa ao educando, fugindo das limitações curriculares, buscando um espaço próprio para a fruição além da sala de aula... Por meio de diferentes formas e tipos de poesia, (recitada, cantada, escrita, fotografada) podemos valorizar a performance poética de cada estudante... Proporcionando, também, a valorização do gênero  e consequentemente da literatura como um todo, a valorização do hábito de ler... Considerando a poesia e não apenas o poema, a  fórmula distribuída em versos, mas a poesia presente nos gêneros...  Os efeitos de poeticidade presentes em imagens, cores, em ritmos... na vida! 

         O blog também abrigará textos e indicações de leitura, pesquisas, fotos dos eventos, etc. Tencionamos, ainda, a divulgação das datas dos eventos e atividades do grupo "Literênima"(ver foto¹) da Unidade Acadêmica de Garanhuns, que tem como base o projeto o projeto Poesias Utópicas, o qual pesquisa sobre a inclusão das expressões poéticas (verbais, visuais e vocais) de artistas de Garanhuns/PE e cidades vizinhas no cotidiano escolar, que promove a interação e a motivação dos estudantes para o ato de ler e também de escrever, evidenciando ainda, nos textos pesquisados e analisados durante a execução do projeto, as categorias da performance da voz e dos estudos da utopia; o qual, minha orientadora, Profa. Dra. Márcia Félix da Silva Cortez, desenvolve e ao qual meu plano está subordinado.
Sejam bem-vindos! 

FOTO: Audicéia Gonsalves 


Algumas palavrinhas...


            


      As palavras estão presentes por todas as partes. Em todas as nossas atividades cotidianas nós as utilizamos, quer sejam ditas pensadas ou escritas. O idioma de um povo é um o principal veículo de comunicação que ele possui. As palavras são sem sombra de dúvida, um grande marco na evolução da espécie humana. Por meio da comunicação oral, nós compartilhamos nossos pensamentos com o outro e trocamos informações, facilitado nossa capacidade de socialização e permitindo a nós, desfrutar facilmente de uma característica humana que é sensacional: a abstração das idéias.
         Quando um chimpanzé utiliza-se de uma vara para alcançar um fruto de uma árvore, ele não a guarda para uso posterior, isso acontece porque o que quer que empregue para alcançar o que deseja, não terá um significado para o animal após seu uso. A ação do animal se esgota no momento em que ela é executada, então se ele utilizou uma pedra, esta tornará a ser uma reles pedra, não sendo conservada para reutilização, o que não permite o desenvolvimento e o aprimoramento desta ideia.
           A palavra permite ao ser humano a conservação de ideias de modo mais simples e comunicável aos seus semelhantes, permitindo, deste modo, a troca de conhecimentos e a transformação deles de maneira mais dinâmica.
       Outra invenção fantástica, sem a qual seria inimaginável a nossa atual sociedade, é a escrita. Por intermédio da escrita, os pensamentos que são postos no papel, podem ser guardados e aprimorados. Os leitores informam-se, emociona-se, odeiam ou amam o texto lido. A escrita vence a limitação que nos é imposta pelo tempo. Shakespeare, nascido há séculos, ainda hoje é citado, questionado e pensado por muitos. Escrever um texto, é permitir que os conceitos e pensamentos, não sejam um pássaro aprisionado em nossas mentes. É deixá-lo voar, e poder pousar em muitas mentes e crescer, encontrando descanso e alimento nelas. A literatura é, portanto, uma das mais importantes criações humanas, sem a qual dificilmente teríamos atingido os avanços que conquistamos até hoje.






Ana Patrícia Oliveira Peixoto
Estudante de Licenciatura em Letras-Inglês/Português
Bolsista do PIBID-UFRPE/UAG

Você gosta de poesia?