quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sobre o blog:

             Este blog foi desenvolvido com o objetivo de abrigar produções escritas, algumas pesquisas e atividades bem como textos poéticos, dos alunos da escola Dom João da Mata Amaral, participantes do plano" Palavreando: A poesia para a fruição da leitura e da escrita", que se dispuserem a escrever e a participar das atividades no dia dos encontros. 

              Nosso alvo é o 2° Ensono médio, mas aceitamos outros alunos do mesmo público (Ensino Médio), que tenham a intenção de participar das oficinas de fruição poética e literária.

              Este plano é objetivado a proporcionar um espaço no cotidiano escolar onde a leitura e a escrita sejam apresentadas de forma dinâmica e prazerosa ao educando, fugindo das limitações curriculares, buscando um espaço próprio para a fruição além da sala de aula... Por meio de diferentes formas e tipos de poesia, (recitada, cantada, escrita, fotografada) podemos valorizar a performance poética de cada estudante... Proporcionando, também, a valorização do gênero  e consequentemente da literatura como um todo, a valorização do hábito de ler... Considerando a poesia e não apenas o poema, a  fórmula distribuída em versos, mas a poesia presente nos gêneros...  Os efeitos de poeticidade presentes em imagens, cores, em ritmos... na vida! 

         O blog também abrigará textos e indicações de leitura, pesquisas, fotos dos eventos, etc. Tencionamos, ainda, a divulgação das datas dos eventos e atividades do grupo "Literênima"(ver foto¹) da Unidade Acadêmica de Garanhuns, que tem como base o projeto o projeto Poesias Utópicas, o qual pesquisa sobre a inclusão das expressões poéticas (verbais, visuais e vocais) de artistas de Garanhuns/PE e cidades vizinhas no cotidiano escolar, que promove a interação e a motivação dos estudantes para o ato de ler e também de escrever, evidenciando ainda, nos textos pesquisados e analisados durante a execução do projeto, as categorias da performance da voz e dos estudos da utopia; o qual, minha orientadora, Profa. Dra. Márcia Félix da Silva Cortez, desenvolve e ao qual meu plano está subordinado.
Sejam bem-vindos! 

FOTO: Audicéia Gonsalves 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gosta de poesia?