quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Algumas palavrinhas...


            


      As palavras estão presentes por todas as partes. Em todas as nossas atividades cotidianas nós as utilizamos, quer sejam ditas pensadas ou escritas. O idioma de um povo é um o principal veículo de comunicação que ele possui. As palavras são sem sombra de dúvida, um grande marco na evolução da espécie humana. Por meio da comunicação oral, nós compartilhamos nossos pensamentos com o outro e trocamos informações, facilitado nossa capacidade de socialização e permitindo a nós, desfrutar facilmente de uma característica humana que é sensacional: a abstração das idéias.
         Quando um chimpanzé utiliza-se de uma vara para alcançar um fruto de uma árvore, ele não a guarda para uso posterior, isso acontece porque o que quer que empregue para alcançar o que deseja, não terá um significado para o animal após seu uso. A ação do animal se esgota no momento em que ela é executada, então se ele utilizou uma pedra, esta tornará a ser uma reles pedra, não sendo conservada para reutilização, o que não permite o desenvolvimento e o aprimoramento desta ideia.
           A palavra permite ao ser humano a conservação de ideias de modo mais simples e comunicável aos seus semelhantes, permitindo, deste modo, a troca de conhecimentos e a transformação deles de maneira mais dinâmica.
       Outra invenção fantástica, sem a qual seria inimaginável a nossa atual sociedade, é a escrita. Por intermédio da escrita, os pensamentos que são postos no papel, podem ser guardados e aprimorados. Os leitores informam-se, emociona-se, odeiam ou amam o texto lido. A escrita vence a limitação que nos é imposta pelo tempo. Shakespeare, nascido há séculos, ainda hoje é citado, questionado e pensado por muitos. Escrever um texto, é permitir que os conceitos e pensamentos, não sejam um pássaro aprisionado em nossas mentes. É deixá-lo voar, e poder pousar em muitas mentes e crescer, encontrando descanso e alimento nelas. A literatura é, portanto, uma das mais importantes criações humanas, sem a qual dificilmente teríamos atingido os avanços que conquistamos até hoje.






Ana Patrícia Oliveira Peixoto
Estudante de Licenciatura em Letras-Inglês/Português
Bolsista do PIBID-UFRPE/UAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você gosta de poesia?